O diário da Inês

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Frigideiras do Cantinho - Braga

Havia já tanto tempo que ouvia o meu pai falar de um prato típico de Braga que se chama frigideira, um dia alguém lhe falou naquilo e ele nunca mais esqueceu. 
Depois para ajudar à festa a minha mãe também viu um programa de televisão em que o tema principal era a frigideira e estava a ser filmado no melhor sitio para se comer a dita da frigideira - Frigideiras do Cantinho. 
Eis que lá se proporcionou passar-mos por Braga e lá fomos comer a dita da frigideira, primeiro erro meu, ia com uma ideia completamente diferente do que seria aquilo, talvez por o meu pai ser um pouco avesso a pratos diferentes do que ele come habitualmente eu não ia mesmo a pensar que a frigideira seria aquilo! Pois e o que é aquilo? É um pastel de massa folhada com carne picada por dentro, e tenho que ressalvar que era bem mais massa que carne... 
Não gostei, não gostei mesmo nada, é tipo um pastel de Chaves mas em mau. A massa tinha muita gordura, a carne era pouca e má, sem gosto nenhum, parece que era só carne picada cozida sem grandes temperos! Mas claro que gostos não se discutem pois embora eu tenha achado aquilo horrível a casa estava cheia de gente a comer frigideiras...
Pior de tudo foi a sobremesa e espanta-me que uma casa com aquela fama e aquele movimento deixem uma coisa destas acontecer. Eu e a minha mãe pedimos cada uma um creme de leite, a minha mãe comeu o dela e eu não consegui comer o meu, sabia mal, tinha uma consistência pavorosa... 
A minha mãe já a pensar mal da vida dela que eu estaria mais esquisita que o normal naquele dia e que estava a deixar os pratos praticamente intocados lá veio comer parte da minha sobremesa. Pois que à primeira colherada ela disse que aquilo estava realmente horrível e que não tinha nada haver com o que ela comeu. Moral da história a sobremesa que me calhou era mais velha que o andar a pé. Lá chamamos a empregada que se enrolou toda  a dizer que tinha tirado uma das sobremesas da frente da vitrina e a outra de trás, que deviam ser receitas diferentes e blá, blá, blá, whiskas saquetas!
Fim de história quando pedimos a conta não nos cobraram as sobremesas mas esse facto não invalidou que eu só por causa de uma colherada ou duas tenha ficado mal disposta e a arrotar aquilo durante umas boas horas!



6 comentários:

  1. Essa frigideira com essas batatas não caseiras não dá realmente grande vontade de comer.

    ResponderEliminar
  2. Desculpa Inês, mas tens a certeza que eram as Frigideiras do Cantinho?
    Eu sei que já vão 3 anos, mas deparei-me com este post, e apenas queria ter a certeza. Era este o local?

    http://myrestaurant.pt/sites/default/files/styles/full-flex/public/frigideiras-do-cantinho-17795.jpg?itok=qCs3Iv5J

    É que nunca vi uma frigideira ser servida com batata frita nas Frigideiras do Cantinho.

    A própria apresentação da mesa, não me recordo de ser assim (não me lembro de haver toalhas, nem tão pouco talheres em saquinhos de papel).
    Sempre foi mais algo deste género:

    http://img.pai.pt/mysite/media/44/74/4/e1df3435-cace-4799-a8b7-8292aa2a2a0d.jpg

    Não me leves a mal, mas trata-se da minha pastelaria de eleição, e nunca vi tal coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Foi nesse restaurante que colocaste a foto. Estive aqui a procurar se tinha tirado alguma foto ao exterior do espaço mas não tenho nada. Mas recordo-me de ser essa casa, e era mesmo essa casa a que queríamos ir pois foi a que a minha mãe tinha visto na televisão.
      Pode ter sido um dia de azar e as coisas não terem corrido tão bem como seria normal...
      Mas um dia que volte a Braga posso passar por lá novamente e dar mais uma oportunidade! :)

      Eliminar