O diário da Inês

terça-feira, 8 de março de 2016

Comidas da mamã - Bolinhos de manteiga

Estes bolinhos de manteiga são uns bolos que nos acompanham aqui por casa desde que me lembro de ser gente. E na verdade posso dizer que estes bolos tiveram ao meu lado em alguns momentos mais complicados da minha vida. Quando entrei num laboratório para trabalhar pela primeira vez, com experiência ainda zero, e uma carga de trabalho tremenda, nunca tinha tempo para nada e os nervos nem me deixavam comer. Assim, eram estes bolos que me salvavam, quando tinha 1 minutinho ia comer um, porque eram dos poucos alimentos que os nervos me deixavam comer, quem diria, hã? :)
Sem mais demoras dou a receita para que possam experimentar!

Ingredientes:
  • 250 g de banha (pode ser metade banha, metade manteiga)
  • 200g de açúcar
  • 3 ovos
  • raspa de 1 limão
  • farinha até tender

Modo de preparação:
Juntar a manteiga/banha com o açúcar e misturar muito bem. Juntar os ovos e voltar a misturar muito bem. Adicionar a raspa de limão e farinha até tender, ou seja até a massa ficar maleável. Moldar pequenas bolas e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levar ao forno a 180º até ficarem dourados.




36 comentários:

  1. esses bolinhos tem mesmo bom aspeto, com um café maravilhoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso deste tipo de bolinhos secos, tão bons!

    ResponderEliminar
  3. A receita é semelhante a uns bolinhos que uma senhora da minha zona fazia e se chamavam tacianas! Eram tão tenrinhos e tão bons! Nunca os fiz por isso levo a receita para fazer um dia destes! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes também são muito tenrinhos, depois diz se achaste parecidos aos que conhecias! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Ficaram tão apetitosos Inês, e bem bonitos. Devem ser óptimos. Que bom!!
    Feliz Dia da Mulher!
    beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/2016/03/tranches-de-salmao-com-molho-de-frutos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, são mesmo muito bons, dos meus favoritos! :) Beijinhos e um feliz dia da mulher para ti também :)

      Eliminar
  5. Adoro bolinhos!!! E estão tão bonitos :)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Se és fã deste tipo de bolinhos tens que experimentar estes! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Biscoitos caseiros são terapêuticos de fazer e tão bons de comer! Tenho a sensação que estes são aqueles que se comem uns atrás dos outros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é mesmo isso, são uma terapia! :) E sim, são de se comer um atrás do outro. ;) Beijinhos

      Eliminar
  7. Já experimentei, são muito gostosos! Os seus estão bastante apetitosos ♥

    Beijos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  8. Hum que delicioso. Fiquei com água na boca :)
    Beijinho.
    http://belezacemlimites.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São perfeitos para beber agora com um café a seguir ao almoço ou então ao lanche com um chocolate quente! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Bem bonitos :)
    Biscoitos caseiros e da mamã sabem melhor ainda!
    Ainda bem que os conseguias comer! Ficavas sempre com um sorriso quando trincavas um.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eram bons para a barriga e para a alma! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Que lindos Inês!!
    Acho que ia gostar e muito.
    Cá eu sou ao contrário. Os nervos abrem-me ainda mais o apetite, lol!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Acho que a maioria das pessoas são assim, só eu é que se me dá um nó no estômago que mal consigo comer! Beijinhos

      Eliminar
  11. Lembro-me duns bolinhos assim na minha infância :D
    Beijinhos ...
    Gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar fazem parte das memórias de infância de muita gente. Lembro-me de quando ia a casa da minha avó haver sempre bolos de manteiga! :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois era! Pequeninos e feitos no forno. Só com banha! Tão bons com cevada! :D

      Eliminar
  12. Têm aquele ar de bolinho caseiro que sabem tão bem com um chá ou café!
    Que maravilha Inês!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) É mesmo isso, perfeitos para um chá ou café! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  13. As fotos estão super giras! :D E agora fiquei com montes de saudades de bolinhos de manteiga! Já não como há anos, que me lembre! Pelo menos desses com esse aspecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He, he, he, obrigada! :)
      Podes fazer, são super simples, eu fazia muitas vezes quando aí estava. :D

      Eliminar
  14. Não há nervos que lhes façam frente! Que bolinhos perfeitos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah, pois é, agora cá calmantes, bolinhos de manteiga é que é! :D

      Eliminar
  15. sao muito bons. Faco regularmente. Obrigada.

    ResponderEliminar