O diário da Inês

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Comidas da mamã com... Prazer a Cozinhar

Mais uma semana, e novamente estou de volta com a minha rubrica Comidas da mamã com... Venho novamente muito bem acompanhada e quem vem comigo é a Joana do blogue Prazer a Cozinhar, um blogue cheio de receitas boas, das mais gulosas às salgadas, quase todas numa vertente mais saudável. É impossível passar pelo blogue da Joana e não ficar com vontade de provar tudo, são as receitas que são boas e as fotos tão apelativas que nos deixam de olhos a brilhar. Para não vos roubar mais tempo recomendo que visitem o blogue dela e deixo-vos com a Joana e este maravilhoso Bolo de laranja com doce de leite

"A Inês (O diário da Inês) convidou-me para participar no desafio "Comidas da Mamã" e fiquei muito feliz!
A minha mãe é sem dúvida a minha melhor amiga e uma pessoa que admiro imenso e me passou o gosto pela cozinha!
Desde pequena que me deixa ajudar! Muitas vezes perguntava as quantidades e "é tudo a olho"! Não entendia, mas confesso que agora para mim é mesmo tudo a olho no dia a dia! Sou muito prática...
Desde pequena que me junto a ela na fornada de bolachas e nos bolos! Mas há tantas comidas que associo à minha mãe, aquelas horas a fazer rissóis! :)
Sendo a minha mãe uma gulosa assumida fiz-lhe um bolinho bem doce, numa combinação surpreendente, laranja com doce de leite! Uma maravilha!
Um bolo bem fofo e delicioso :)

Ingredientes:
Para o bolo:
- 5 ovos
- 3/4 chávena de farinha sem glúten
- 1/2 chávena de farinha de amêndoa
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 1/2 + 1/4 chávena de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- sumo de 1 laranja
- raspa de 1 laranja
Para a cobertura:
- 1 lata de leite condensado cozido
- 1 embalagem de natas de soja
- 2 colheres de sopa de queijo creme
- amêndoa laminada

Preparação:
1 - Pré-aquecer o forno a 180º.
2 - Separar as gemas das claras. Bater as claras até formarem picos. Cuidadosamente ir adicionando 1/4 chávena de açúcar e ir sempre batendo. Reservar.
3 - Juntar o açúcar com as farinhas, o fermento e com o amido de milho numa taça.
4 - Noutra taça juntar as gemas com o óleo de coco, o sumo e a raspa da laranja e misturar bem.
5 - Adicionar todos os ingredientes secos à mistura das gemas e bater bem.
6 - Envolver a massa em 4 fases na mistura das claras batidas.
7 - Dividir a massa em 3 formas untadas e polvilhadas previamente e levar ao forno durante 30-40min até que os topos estejam dourados.
8 - Retirar do forno e colocá-los sobre uma rede até arrefecerem.
9 - Para a cobertura bater as natas até que formem "picos".
10 - Adicionar o queijo creme e continuar a bater.
11 - Juntar o doce de leite e envolver na mistura.
12 - Colocar um dos bolos, uma camada (generosa) da cobertura, outro bolo, outra camada de doce de leite, o último bolo e mais doce de leite para cobrir e para os lados do bolo. (Sobra muito doce de leite, que aproveitei para fazer uma sobremesa).
13 - Cobrir com amêndoas laminadas e levar ao frigorífico."





Obrigada Joana por teres aceite o meu convite e teres trazido esta receita tão gulosa. Sabes que é impossível ver as fotos e ler a receita sem ficar logo com água na boca. É sem dúvida uma receita que vou testar, quem sabe em casa dos meus pais para adoçar a boca a todos já que lá em casa também somos uns gulosos. 
A minha mãe também cozinha muito a olho, e para trazer aqui algumas receitas dela acabou por ser difícil por causa das quantidades. Já eu, infelizmente, não herdei essa característica e para mim tem que ser tudo com quantidades, pelo menos no que se refere a doces. 
Por isso o que poderei dizer mais, que esta é mais uma receita fantástica aprovada pelo selo de qualidade do Comidas da mamã! :) 


47 comentários:

  1. Xiiiii ver esta delicia logo pela manhã... é pecado!
    Vontade de experimentar!
    Beijocas, Sandra
    https://tudosobretudon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho que vou ter que experimentar. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. A minha mãe também é tudo a olho! Nalgumas coisas herdei o mesmo método, mas noutras não consigo mesmo fazer a olho! Às vezes peço-lhe uma receita e começo logo por ouvir: pões um bocadinho disto, depois juntas um pedacinho daquilo, a seguir uma pitada daquele outro..."! E isso deixa-me doida! Quero muito guardar as receitas típicas que a minha mãe faz tão bem e está difícil porque não há maneira de ela mas passar com quantidades mais ou menos exatas! Adorei o bolo! Mesmo não sendo uma receita da mãe, é uma receita para a mãe e isso também é importante! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu, tem vezes que também fico doida com a falta de quantidades! Mas graças ao blogue tenho conseguido registar várias receitas da minha mãe. Mas aquelas mais tradicionais e de sempre é muito complicado ela me dar quantidades certas. Beijinhos

      Eliminar
  3. Una ricetta da realizzare subito, per la sua bontà
    Un caro saluto,silvia

    ResponderEliminar
  4. Ai gostei bastante da receita
    parece ser uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Gostei da receita, mas apenas consigo ver a ultima imagem!Fiquei com água na boca, hummm

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena Cidália, eu aqui vejo todas, por isso não sei porque não as consegue ver todas. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Minha querida,
    obrigada pelas palavras! Foi um prazer participar :)
    É certo que o blogue ultimamente está mais virado para comida saudável, mas de vez em quando saem umas "bombas calóricas" boas :)
    E em casa da minha mãe nunca se poupou ao doce nas sobremesas! O bolo apesar de não ser dela foi feito a pensar nela e todos adoramos lá em casa! Foi um sucesso, um bolo fofo, com sabor a laranja e com o leite condensado que é de lamber os dedos (ahahah)!
    Um grande beijinho querida e mais uma vez obrigada pelo convite e pelas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos ingredientes e aparência tem mesmo que ser de se lamber os dedos e não tenho dúvidas de que quem prova fique fã! :) Muito obrigada por teres aceite o meu convite e teres trazido esta sugestão tão gulosa. :) Beijinhos querida Joana.

      Eliminar
  7. Que bolo maravilhoso. Parabéns Joana e obrigada por esta partilha. Parabéns a ti Inês pelo convite à Joana. Que excelente escolha! beijinhos às duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia! :) A Joana trouxe-nos mesmo uma gulosa partilha. Beijinhos

      Eliminar
  8. Gosto muito das receitas da Joana. Estwe bolinho parece ( e deve ser) delicioso. Com a cobertura gulosa, deve ser impossível comer só uma fatia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo querida Márcia, pelo menos duas fatias. :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Que delícia, a foto me deixa com água na boca, eu adoro um bolo.
    Charme-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fico de água na boca só de olhar para as fotos. :)

      Eliminar
  10. Ficou sem sombra de dúvidas um bolo lindo :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto do blog da Joana! Este bolinho da sua mamã ficou divinal!
    Beijinho,
    Joana (a outra hehehe)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito do blogue e receitas dela, aliás das duas Joanas! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Eu se o apanhasse tinha que comer logo uma generosa fatia. :) Beijinhos

      Eliminar
  13. A confecção o creme é muito interessante e o bolo só pode ser uma delícia... como não tem glúten vai para a minha lista.
    ~~~ Beijinhos para si e para a sua mamã ~~~

    ResponderEliminar
  14. A Cláudia trouxe um bolo maravilhoso!!! Adorei :)
    Beijinho


    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  15. Inês que delícia a bolo o aspecto está muito bom, fiquei babando aqui pelo bolo, Inês bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucimar, já somos duas eu também fiquei babando por ele! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Que delícia, gosto tanto de bolo! Já anotei a receita. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  17. Mesmo sem provar, também aprovo... e de que maneira tal o maravilhoso aspeto dessa tentação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão lindo e com ingredientes tão bons que dá mesmo para aprovar sem provar, mas provando seria bem melhor! :)

      Eliminar
  18. Querida Inês, que maravilhoso aspeto! Toda eu salivo. :D

    *Tinha saudades. Tenho andado fugida, mas voltei por agora ao blog.*

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu fiquei a salivar e muito mal vi as fotos que a Joana me mandou! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Cá estou eu, Mãe Maria, a espreitar a receita e qual não é o meu espanto, é farinha sem gluten. Fiquei ainda mais feliz pois ando a tentar ser uma Gluten free. MAs onde encontrar farinha sem ele, o gluten? Encontrei uma para fazer pão, até usei numas bolachinhas mas esta não resultou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que talvez nas lojas Celeiro. Mas posso perguntar à autora desta receita onde ela comprou a farinha sem gluten. :)

      Eliminar
    2. A Joana disse que compra preparados de farinha sem glúten (no Jumbo, no continente, no pingo doce e no celeiro). Disse também que por vezes faz ela própria a mistura. :)

      Eliminar
    3. Olá Isa!
      Quando não tenho tempo uso os preparados. Há uns da Nacional que está à venda nos hipermercados!
      Há também no Jumbo além da marca Nacional outra farinha, mas há dois tipos sempre, farinha sem glúten para bolos ou para pão. Compro sempre da de bolos, assemelha-se mais à farinha normal!
      Se não estiver com pressa faço eu as misturas com farinha de arroz, aveia, amêndoa... :)
      Beijinhos

      Eliminar