O diário da Inês

segunda-feira, 19 de março de 2018

Comidas da mamã com... O pecado mora em casa

É engraçado que hoje, dia do pai, volto novamente com a rubrica Comidas da mamã com... e com quem venho eu, perguntam vocês? Venho com a Ana, autora do blogue O Pecado Mora Em Casa. No blogue da Ana e com as receitas que vemos lá, o pecado mora mesmo em casa, as receitas são todas uma tentação e pecado é não ir até lá e conhecer as receitas com os próprios olhos. As opções são muitas, das receitas doces às salgadas, são todas opções boas e simples, perfeitas para todos nós, os mais e menos aptos para a cozinha. Sem mais delongas deixo-vos com a Ana e o seu delicioso Arroz Doce.

"Aceitei participar nesta rubrica com muito gosto, porque sou fã e seguidora deste blog e porque adoro comidas da mamã, da minha mãe e de muitas mães!!
A dona Hermínia, senhora minha mãe, sempre cozinhou e muito bem, é uma das minhas referências na cozinha e dela poderia escolher imensas receitas, mas escolhi o arroz doce.
A escolha foi muito fácil porque foi a primeira receita que a minha mãe me ensinou, tinha eu talvez uns 6 anos…Lembro-me tão bem de estar em cima de um banco para conseguir chegar ao fogão e, com todos os cuidados, a minha mãe dava-me os ingredientes um por um, eu completamente compenetrada na tarefa, colocava igualmente um por um no tacho e mexia, mexia sempre com toda a atenção para não deixar agarrar o arroz doce.
Era uma tarefa que me inundava de alegria e no final, decorava sempre o primeiro prato com a letra A.
Para mim é o melhor arroz doce do mundo!!!
Boas recordações que me deixam sempre uma lágrima no canto do olho!!!

Obrigada Inês pelo convite, beijinhos.

RECEITA

Ingredientes:
  • 1 chávena de arroz carolino
  • 2 cascas de limão
  • 1 pitada de sal
  • 2 chávenas de água
  • 3 chávenas de leite gordo (pode ser preciso um pouco mais)
  • 1 chávena de açúcar
  • Canela em pó q.b.

Preparação:
- Colocar num tacho, o arroz, a água e o sal, levar a lume brando, deixar ferver até evaporar a água.
- Adicionar o leite, o açúcar e as cascas de limão, deixar em lume brando, mexendo sempre até o arroz estar cozido e até ter a consistência pretendida.
- Retirar as cascas de limão e verter numa taça.
- Polvilhar com canela em pó."



Obrigada Ana por teres aceite o meu convite e ainda por cima vires acompanhada de algo que eu tanto gosto. Arroz doce é também uma receita que associo à minha mãe, e também ao Natal, lá em casa o arroz doce nunca falta no Natal. Ao contrário de ti que cedo aprendeste a receita eu não aprendi. A minha mãe por norma faz o arroz a olho e eu não me dou muito bem com receitas doces feitas a olho. Assim, é perfeito que tenhas trazido esta receita pois assim já tenho algo por onde me guiar. :)
Obviamente é uma receita que leva o selo de qualidade do Comidas da mamã!


63 comentários:

  1. gosto bastante de arroz doce e esse parece bem bom!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicioso arroz doce,...Boa semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Qual é a mãe que nunca fez arroz doce?! Creio que serão poucas! O arroz doce é aquela sobremesa tradicional que quase todas as mães fazem pelo menos uma vez na vida! E em muitos casos é mesmo uma receita que nos faz voltar aos tempos de infância! A minha mãe fazia (e ainda faz de volta e meia) e eu também faço para os meus filhos! Ainda a semana passada fiz!
    E sim, às vezes fica mesmo difícil entrar no blog da Ana porque sem dúvida que o pecado mora lá em casa e o blog é mesmo tentador! Mas sabe tão bem pecar de vez em quando! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Elisabete, arroz doce é sem dúvida comida de mãe, é daquelas sobremesas que constam nas mesas de festas! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto tanto de arroz doce, não resisto :))
    Bela receita :))

    Hoje:- Saudosa Viagem...

    Bjos
    Votos de uma boa Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, eu também não resisto a uma taça de arroz doce! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  5. Uma das sobremesas que mais gosto =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Arroz doce faz-me lembrar as minhas avós!
    Que bom aspecto esse!
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avós são mães duas vezes por isso cumpre o requisito de comida de mãe! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Aaaaaiiii! Como sempre tu arrasando com tuas deliciassss ♡♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Olha adoro... Levei a receita!! :)

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro Cidália e também vou querer experimentar. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  9. Não é uma coisa que goste muito
    Beijinhos
    Novo post (Review Do Verniz) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. arroz doce...que tentação...das sobremesas que acho que nunca me vou fartar.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois, que venha uma taça e eu aceito sempre! :)

      Eliminar
  11. Nunca fiz arroz doce sem ovos, este tem muito bom aspecto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem ovos ainda só tinha experimentado em versão vegetariana! :)

      Eliminar
  12. Eu adiciono o leite a ferver com a casca para garantir a macieza do arroz...
    Como não leva ovos, é permitido o leite gordo, em vez de natas...
    Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Inês pelo delicioso convite!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E obrigada eu também pela deliciosa partilha! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Eu sinceramente nunca gostei muito de arroz doce, mas a minha avó costuma fazer sempre no natal e outras ocasiões, e o dela eu até como. Como não sou grande fã, não aprendi a receita, por isso é bom saber uma, já que pode ser sempre útil para visitas e tal :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, receitas destas iguarias nunca são demais! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Olá olá!!!
    Eu não gosto muito de arroz doce mas costumo fazer cá em casa para os meus pais comerem ehe
    Adorei a receita e vou experimentar da próxima vez que fizer um arroz doce <3
    Beijinhos ehe

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eles gostam vão ficar felizes por fazeres esta receita que parece tão boa! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Gosto imenso de arroz doce e com o "selo" de mãe só pode ser uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, já tinha a tua receita, agora tenho também a da Ana, e assim mesmo não conseguindo "arrancar" as quantidades certas à minha mãe já vou tendo uma boa base de receitas. :) Beijinhos

      Eliminar
  18. É sem dúvida uma receita de eleição para mim! :) Curiosamente fui eu que ensinei a minha mãe a fazer arroz doce e há bem pouco tempo! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que giro teres sido tu a ensinar a tua mãe! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Sabe que eu não sou super fã de arroz doce? Acho que eu tenho que comer um incrível, para mudar de opinião. De repente essa receita é uma boa opção... Um beijo!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe não é esta receita que muda a tua opinião! :) Eu adoro arroz doce. Beijinhos

      Eliminar
  20. Não é algo que aprecio, prefiro leite creme ou aletria bem queitinha mas mesmo assim tenho que admitir que ficou com bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu sou ao contrário prefiro arroz doce, leite creme só comecei a achar mais graça actualmente e aletria dispenso. :) Beijinhos

      Eliminar
  21. Eu gosto muito de arroz doce, tem gostinho de infância !!!! Ficou lindo !!! Beijinhos e boa semana!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também tem gosto de infância! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  22. Não aprecio arroz doce, mas que está lindo, sem dúvida que está ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de arroz doce por mim e por ti! ;) Beijinhos

      Eliminar
  23. Respostas
    1. Eu também tenho que experimentar este! :) Beijinhos

      Eliminar
  24. Tem muito bom aspecto :)
    Um beijinho,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  25. Que bom! Uma receita tão portuguesa e tão deliciosa!
    Beijinhos Às duas!
    Joana

    ResponderEliminar
  26. Eu AMO arroz doce e essa receita parece ótima! Arroz doce conforta com aquele gosto de infância.
    Grande beijo Inês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, arroz doce conforta estômago e alma! :) Beijinhos

      Eliminar
  27. Querida Inês,
    Arroz doce bem feitinho é muito bom!
    Parabéns para você e a Ana, que delícia de receita!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro um bom arroz doce querida Andréa! :) Beijinhos

      Eliminar
  28. Cá em casa são todos mais de aletria mas desde que o arroz doce passou a ser bem cremoso, já começaram a aparecer fãs e este está com óptimo aspecto.
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tem um aspecto bem cremoso! :) Já eu sou de arroz doce e aletria não aprecio muito. Beijinhos

      Eliminar